terça-feira, fevereiro 11, 2014

de de

Se organizando: Estudos em casa

Estou muito feliz com o retorno que esses posts têm dado. Quero falar para vocês uma coisa: muitas meninas acham que sou super organizada, ao contrário, sou indisciplinada e desorganizada, comecei essa tag no blog para me ajudar e contar para vocês o que tem funcionado para mim e preciso dizer que tem me ajudado muito. A leitora Cristiane (Obrigada, Cris!) me enviou um e-mail sugerindo um post sobre estudos, mais especificamente Estudar em Casa. Deu certinho comigo, pois minha vida esses últimos meses tem sido estudar em casa. Mas vamos ao que interessa?


Dicas:
  • Antes de mais nada, você precisa começar aos poucos, não tente mudar bruscamente sua rotina e não se cobre tanto: só estudou 2h hoje, sem problemas, amanhã 3h e por aí vai;
  • O local que você estuda precisa ser iluminado e organizado. Arrume seus materiais no dia anterior e já deixe pronto, isso facilita a vida;
  • Facebook: não consegue se controlar? Não abra! Guarde o celular e tire até a vibração. Permita-se fuçar apenas nos intervalos. Seja determinada quanto a isso!
  • Trabalha? Sem problemas! Especifique 1h/2h por dia, na hora almoço, no seu intervalo, quando chega em casa, enfim, dá para se organizar para estudar também. Faça o que você pode! Há momentos em que estudar 30 min tem mais valor que 5h.
  • Realmente não dá para estudar em casa? Considere a hipótese de ir para a biblioteca mais próxima e voltar na hora do almoço, para não gastar grana (sei o quanto isso está em falta, quando só estudamos). Encontre a melhor solução para atingir suas horas de estudos.
  • Levante, se arrume como se fosse sair, não sei explicar para vocês: mas se eu acordo e fico do jeito que acordei parece que não fico tão produtiva. Eu encaro como se fosse trabalhar, sabe?
  • Água, muita água! (Essa dica é mais para mim, quase não tomo água e sei o quanto isso é prejudicial).
  • Explique para seus familiares que isso é importante para você. Crie uma plaquinha, se for necessário e cole na porta. Assim, eles vão saber que não pode te incomodar naquele momento.
Agora, vamos para a parte prática da coisa! Misturei algumas dicas de professores e coloquei algumas minhas: como estudar? Quanto tempo cada matéria? E por aí vai...Vou mostrar para vocês o que tem funcionado para mim:


E assim eu sigo o dia, terminando uma matéria e estudando para a outra. Se você trabalha e só tem 1h para estudar, estude uma matéria por dia, dá para adaptar à sua rotina, com determinação, você consegue. Para me ajudar ainda mais, eu tenho um cronograma semanal, dá para arrumar sua rotina inteira lá e organizar as matérias nos horários que você quer:


Se vocês quiserem baixar, é só clicar aqui
Está em excel, então vocês podem modificá-lo do jeito que acharem melhor!

Espero que tenham gostado, tudo que escrevi para vocês é o que funciona para mim, tem momentos em que me perco e não sigo nada, mas aí vejo que está errado e volto. É uma batalha constante, mas a gente vai vencendo! Se quiserem compartilhar aflições, sugestões, pedir post, etc, pode me mandar na fanpage do blog (curte lá) ou me mandar e-mail: denise.francal@gmail.com. Vamos nos organizar, povo!

Perdeu os outros posts da tag? Olha aqui: 

Curtiram?
Diise França Postado por:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou dúvida. Responderei com carinho!
Beijos
Diise França