quinta-feira, abril 24, 2014

de de

Se organizando: Finanças

Eis um assunto complicado de se falar, mas eu acho que se você organiza sua vida financeira, metade dos seus problemas (ou todos!) estão resolvidos. Se você não sabe quanto ganha, quanto deve ou só vive no vermelho, a sua vida fica parada, seus sonhos também. Eu aprendi a lidar com o dinheiro a pouco tempo e falo para vocês: Não tem coisa melhor!


Anote

Tudo! Da bala ao pagamento do carro. Você precisar anotar, demorei para pegar esse hábito, mas agora não largo mais. Assim, descobrimos exatamente quanto gastamos, quanto temos e aonde estamos gastando demais. Quando você anota, você percebe que não dá mais para comprar nada no cartão de crédito, por exemplo. Você controla seu dinheiro.

Conheça seu dinheiro

Quando se anota, você sabe exatamente quanto gasta em supermercado, contas, dívidas, carro, e assim você conhece seus números. Não há surpresas, aliás não é muito legal ter surpresas com o seu dinheiro.

Controle seus gastos

Se você quer conquistar um bem maior (apartamento, carro, viagem, casamento) você precisa aprender a dar prioridades nos seus gastos: você realmente precisa de mais uma bolsa? Mais um sapato? Mais um relógio? Estabelecer prioridades te ajuda a gastar com consciência e a conquistar uma meta maior.

Trate a poupança como uma dívida

O problema de juntar dinheiro é que ele depende somente de você. Não chega nenhum boleto cobrando, você não corre o risco de sujar o nome por não ter pago a poupança. Daí eu só comecei a juntar dinheiro a partir do momento que vi a poupança como uma dívida. Na hora de organizar os gastos, a poupança é um deles e já separo o dinheiro que vai para lá.

Se você quer realmente organizar sua vida financeira, você precisa de disciplina, precisa tornar hábito anotar seus gastos, é aí que está problema. Nem todos têm disciplina, eu estou conseguindo aos poucos, mas já melhorei muito.

Curtiram? Como você organiza sua vida financeira?
Diise França Postado por:

Comente com o Facebook: